1. Introdução
Os custos logísticos representam o mais significativo tipo de custo dentro da cadeia logística onde são levantados números através de inventário , estoque, embalagens, aspectos legais, movimentação, armazenagem, transporte . Em media no Brasil, o custo logístico pode atingir em até 19% do faturamento sendo muito importante identificar e mensurar esse tipo de custo.
Com isso gerou-se uma necessidade de adoção de uma abordagem integrada para o gerenciamento de todas as informações referente aos custos, da produção e distribuição. Com isso, se tornou parte do passado a metodologia tradicional de contabilidade de custos e focando agora em identificar os custos reais de produção até o produto entregue ao cliente final.
2. Desenvolvimento
No controle logístico, surgem vários problemas em níveis operacionais, surgindo impactos diretos e indiretos de decisões especificas. Fato rotineiro nas operações logísticas é tomada de decisão que podem influenciar e gerar imprevistos em outras áreas e com isso influenciar a tomada de decisão dos pedidos dos clientes gerando então custos adicionais.
Nessa situação, o mais correto é que o tomador de decisão tenha pleno conhecimento sobre a informação disponibilizada e também o conhecimento do modelo e conhecer suas limitações.
O gerenciamento de custos logísticos deve sempre estar focado com o objetivo desejado em atender, com isso se torna possível o desenvolvimento de sistemas que visão atender uma atividade, um serie de atividades ou ate mesmo todas as atividades logísticas dentro da organização.
3. Custo de Armazenagem
Os custos de armazenagem são os custos aplicados nas estruturas físicas e condição necessária para que as organizações possam manter seus produtos em locais adequados. Dentro de custos de armazenagem podemos citar os custos referentes a aluguel de armazenagem, armazéns, equipamentos de movimentação, palets, estrutura porta- palets, pessoal de armazenagem, depreciação e segurança física dos produtos em estoque, extravio, obsolescência dos produtos, roubo.
4. Custos de Estoque
Custos de estoque são o custos que surgem da necessidade de estocar materiais. Todo investimento em estocagem custa dinheiro, imobiliza capital e sempre enfatiza o custo de oportunidade onde esse capital poderia ser aplicado em outro investimento ou no próprio mercado financeiro.A decisão em manter ou não o nível de estoques é sempre necessário e deve ser avaliado com muita cautela pois com isso pode ocultar vários problemas, dificultar os controles, não apresentar os desequilíbrios existentes nas capacidades produtivas das instalações.
Para conseguir reduzir custos de estoques se faz necessário a correta utilização das matérias primas, eficiente movimentação dentro dos armazéns, redução dos tempos de produção, reduzir ao maximo os tempos de Setup da produção e abastecimento de matéria-prima, rápido recebimento dos pedidos e processamento dos mesmos, redução dos tempos de planejamento e produção, melhora continua na distribuição física dos materiais.
5. Custos de Transporte
É um fato que os custos de transporte consomem uma grande fatia das receitas das empresas sendo responsável por até 2% do faturamento e de acordo com o tipo de cliente e produto esse valor pode chega a 7%.
A origem desses custos relacionados a transporte é referente aos preços dos fretes, sendo que as despesas relacionadas a movimentação de materiais fora da empresa ( armazém ) são considerados custos com transporte onde deve ser levado em consideração os valores de manutenção dos veículos da frota, depreciação de veículos, combustíveis, mão de obra, seguros, impostos.
Fonte: ABML ( Associação Brasileira de Movimentação e Logística)
6. Conclusão
Como podemos observar, os custos logísticos no Brasil são elevados e caros para as empresas e com isso se torna dificultoso custear atividades logísticas. Esses valores estão ligados aos custos indiretos e o grande segmento de produtos e serviços. A receita para redução desses custos é automação dos processos e formação das pessoas envolvidas nas operações ( redução de erros, avarias, desperdícios e ineficiências ).
Outra forma de redução de custos é a integração de todas as áreas das empresas para que seja levantado todos os custos e desperdícios, mensurando e informando para que sejam minimizados e ou eliminados.
Entender e controlar os custos logísticos se faz necessários para as empresas, pois com a nova concepção de gerenciamento da cadeia de suprimentos ( Supply Chain Management) o concorrente não é mais a empresa vizinha mas sim todas as empresas ligadas na cadeia produtiva e será mais competitiva a empresa que apresentar o menor custo, a maior qualidade, a melhor flexibilidade e o melhor serviço para o cliente.
1.
7. Bibliografia
http://
www.portalsupplychain.com.br/
http:// www.www.cel.coppead.ufrj.br
http:// www.cvlog.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário